Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE - no edital de ocupação do Teatro Duse/2012.

GABRIEL BEZERRA - Rio de Janeiro

FIOS MÁGICOS



Sinopse

Com números de dança e música, através de vigorosa manipulação, “Fios Mágicos” apresenta um desfile de personagens fascinantes: o sapo que anda de skate, o baterista num solo alucinado, casal de dançarinos exibe a beleza da gafieira, o pandeirista Geremias Pagodão, leva a platéia ao delírio. 

Release

O espetáculo “Fios Mágicos” é um show de marionetes vibrante e descontraído. Com números de dança e música, através de vigorosa manipulação, o artista brinca, se comunica, seduz, trazendo ao espectador a magia dos fios. Arte – Música - Alegria são ingredientes que compõem os “FIOS MÁGICOS”, num desfile de personagens fascinantes: Olho Vivo, o sapo que anda de skate, o baterista num solo alucinado, casal de dançarinos exibe a beleza da gafieira, o pandeirista Geremias Pagodão, leva a platéia ao delírio. 

Reconhecendo o enorme talento e a exímia manipulação de fios atingida por Gabriel Bezerra, Clorys Daly, produtora de diversos espetáculos de marionetes, decidiu assumir a produção e direção de FIOS MÁGICOS, com a finalidade de oferecer a esse artista impar a oportunidade de mostrar toda a extensão de sua arte em um espetáculo solo. 

Reunidos sob o título FIOS MÁGICOS, os bonecos / personagens ganharam também o talento de Djalma Amaral na iluminação e Chico Miceli na feitura da trilha, para uma estréia em Angra dos Reis, no Festival de Teatro de Bonecos da FITA, em setembro de 2008. 

Este espetáculo diferenciado apresenta a arte do Teatro de Bonecos de uma forma leve e divertida, utilizando uma das técnicas mais difíceis deste segmento: a manipulação de fios.

Trata-se de uma técnica comum em diferentes culturas, mas com uma grande complexidade formal, tanto na construção da figura como do seu sistema de manipulação. A funcionalidade (e também a beleza) dos bonecos depende de uma compreensão adequada dos seus princípios mecânicos e estruturais. É uma arte ancestral, que evoluiu a partir de pressupostos técnicos de base, incorporando permanentemente novas tecnologias e materiais ao longo da sua história.

Voltado inicialmente para o público infanto-juvenil, é também um espetáculo para toda a família.


Nenhum comentário: